Notícias
Notícias
Voltar \ Vou vender a minha casa: O meu marido ou a minha mulher tem de assinar?

Vou vender a minha casa: O meu marido ou a minha mulher tem de assinar?

11 mar 2020
Vou vender a minha casa: O meu marido ou a minha mulher tem de assinar?
Documentos
Com o casamento, o marido e a mulher passam a ter uma série de direitos e deveres um para com o outro. Estes diferem consoante o regime de casamento escolhido pelo casal. E isto tem impacto também na hora de fazer negócios com terceiros, como por exemplo vender uma casa. Saiba como deve actuar nestes casos, respeitando a lei.
De uma forma muito resumida, se o regime optado for o da comunhão geral de bens, todos os bens imóveis que eram de cada um passam a ser dos dois, bem como todos os adquiridos durante o casamento. Já no regime da comunhão de adquiridos, só os bens comprados durante o casamento é que são dos dois (com algumas expceções). Com o regime da separação total de bens, os patrimónios são sempre totalmente independentes antes, durante e após o casamento. 
 
Ou seja, quando os bens são comuns, é necessário sempre o consentimento de ambos para a alienação de imóveis. Quando são bens próprios, a regra é de que bastará a assinatura do próprio. 
 
Contudo, há uma expceção consagrada pela lei muito importante – a da casa de morada de família. 
 
Independentemente do regime de bens, caso o imóvel a alienar ou a onerar seja a casa de morada de família, mesmo que bem próprio, será sempre necessário o consentimento do cônjuge. 
 
O consentimento deve ser dado expressamente, através da assinatura de uma declaração autenticada de aceitação ou da participação de ambos os cônjuges como outorgantes. Na falta deste, no limite, o cônjuge pode solicitar ao Tribunal o suprimento do consentimento. 
 
Por último, alertamos que caso seja realizado um negócio de compra e venda sem respeito pelo consentimento do cônjuge, o mesmo poderá impugnar a venda, nos termos legais.
 
Fonte: Idealista
Veja Também
  • Mude a sua vida 18 mar 2020
    Geral
    Mude a sua vida
    Durma melhor, fique em forma, seja gentil e melhore a sua pegada ecológica. Damos-lhe dicas simples para mudar a sua vida.
  • Está a trabalhar a partir de casa? 14 mar 2020
    Está a trabalhar a partir de casa?
    Conselhos para trabalhar a partir de casa em tempos de Covid-19 Manter as rotinas, evitar trabalhar de pijama e criar uma zona de escritório são conselhos de quem faz teletrabalho há vários anos, (...)
  • Brincar em casa 30 mar 2020
    Lar Doce Lar, Saúde
    Brincar em casa
    Estar em casa, cumprindo o isolamento social com crianças é desafiante. Na esperança de o ajudar nessa tarefa, partilhamos consigo algumas ideias que pode facilmente por em prática.